segunda-feira, 15 de novembro de 2010

VIDA DEVOCIONAL - UMA VIDA ESQUECIDA

A vida devocional é uma companheira até bem conhecida e popular entre os cristãos de hoje. Porém, se fizéssemos uma pesquisa para descobrir quantos realmente a utilizam regularmente-ou, o que é mais importante, quantos praticam uma vida devocional constante – a impressão certamente seria muito diferente. Antes de qualquer coisa vamos entender um pouco o que seria um devocional:

“Por se dizer devocional, entendemos uma leitura curta, com meditações baseadas nas Escrituras Sagradas que podem servir para direcionar os pensamentos na hora silenciosa com Deus, preparar o caminho para comunhão, despertar o coração, deixar uma semente a germinar durante o dia ou alimentar o espírito”.

É necessário mesmo que um cristão deva usar essa ferramenta em suas devoções diárias? Evidentemente que não. “Essencial é a meditação nas Escrituras, pois é a única ferramenta totalmente inspirada por Deus”. Infelizmente encontramos inúmeros homens e mulheres que se intitulam cristãos se abastecendo de anotações que outros servos de Deus produziram durante o tempo em que eles passaram em comunhão com o Senhor. Eu vejo pessoas não interessadas em fazer a vontade de Deus e se esquecendo das próprias raízes, ou seja, o cristianismo é isso mesmo que o inimigo quer tomar todo o nosso tempo e fazer com que nos distanciemos de Deus.
Infelizmente estamos nos esquecendo que o dono de nossas vidas sempre esta pronto para nos abençoar. E o que estamos fazendo para Ele? Quanto tempo temos dizimado para o Senhor? “Poxa esse assunto é chato cara, vamos falar outra hora sobre isso...”. Eu sei que é chato e não quero que respondam aqui no blog, mas vamos refletir um minuto nesta questão. Você pode me dizer agora, “isso sacode o nosso ego” eu lhe digo: “e também me incomoda e creio que deva te incomodar”, mas essa falta de tempo para o Senhor tem somente um nome “Egoísmo”, ou seja, estamos olhando para nosso próprio umbigo, queremos conquistar primeiro nossas coisas para depois dar um tempo para o Senhor. Engraçado a Palavra de Deus fala diferente no livro de João: “Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça e as demais coisas vos serão acrescentadas”, e porque buscamos primeiro o nosso reino para depois buscar o do Senhor? Será que estamos no caminho certo buscando em primeiro lugar nosso reino? Isso é o sinal evidente do nosso egoísmo e digo mais, vivemos na mediocridade mesmo, onde nos deixamos dominar por uma vida ativista e não temos tempo nem para nós mesmos.
Conquistamos tantas coisas e não desfrutamos de nada, pois o mundo tem tomado nosso tempo. Há! Mas para isso nós seres humanos sempre damos um jeitinho, “o tal jeitinho brasileiro”. E ai o que podemos fazer para mudar a história? Eu tenho essa resposta na ponta da língua: “voltemos ao primeiro amor” à igreja de Cristo precisa despertar. Esse amor esta esquecido entre os cristãos. Quando tomarmos essa posição ai sim às coisas serão diferentes, não será mais o tempo que vai dominar nossas vidas, mas sim nós mesmos iremos dominar o tempo, já que esse é um dos maiores inimigos.
Vamos supor que passe pela sua cabeça e você me faça a pergunta que não quer calar: “o que isso tem a ver com devocional mesmo?” Vou te responder, tem tudo a ver. Toda a nossa vida cristã começa com um bom devocional meditando na Palavra do Senhor, pois é a única ferramenta que nos traz inspiração divina e se atentando para as coisas deste mundo para que não nos contamine. Vida de devocional é tudo, é um momento em que nos aproximamos de Deus e começamos a ter uma intimidade com Ele e Deus exalta os que estão prostrados aos seus pés. Sei que é difícil talvez termos essa vida de devocional, mas como disse o salmista “aquele que sai andando e chorando enquanto semeia voltará com júbilo de alegria...”, pode ser difícil dedicar uma parte de nosso tempo mesmo sendo com lágrimas para o Senhor, mas creio que esse tempo tem muito valor na presença de Deus você pode não perceber a principio, mas será um investimento no Reino, vamos nos atentar a esses momentos preciosos com Deus. Mais uma vez repito, Deus exalta aquele se humilha perante Ele.
Agora que sabemos junto o que temos que fazer? Mãos a obra, vamos sair do comodismo e ver um mundo diferente. Isso pode mudar nossas vidas, basta tomarmos essa posição e seguir na caminhada com Cristo.
    

Um comentário:

  1. É Georgão vc disse msm a realidade ..a Palavra diz q o amor de muitos se esfriaria e estamos vivendo um tempo em q para buscar a presença de Deus é por força. Puro egoísmo sim, onde muitas vezes queremos só receber de Deus e permitimos q a preguiça e as coisas deste mundo nos impeçam de se achegar mais a Ele.

    ResponderExcluir