A mediocridade começa com a falta de confiança em Deus e em si mesmo.
O autor do livro começa o capitulo da seguinte forma:
“O vôo sublime, elevado, não acontece por acaso. É o resultado de um esforço mental árduo – é preciso que a pessoa pense com clareza, com coragem e muita confiança. Jamais alguém deslizou para fora da mediocridade à maneira de uma lesma preguiçosa.”
Isso nos leva a pagar certo preço não é mesmo! Pois vamos ter que sair da nossa zona de conforto é cômodo viver nela. O esforço que temos que ter não é somente para enfrentarmos a mediocridade, mas também para conquistar o Reino. A palavra de Deus diz que o “o Reino se conquista por esforço...”. Bom eu gosto muito de falar sobre mediocridade, isso me inspira mais e mais, pois é uma área da minha vida que estou vencendo a cada dia pela misericórdia de Deus. Para que possamos vencer uma vida medíocre temos que ter objetivos. O autor foi sucinto em dizer o seguinte e estou de acordo com ele, veja só:
“Os que miram alto são águias de vontade forte que se recusam a ser perturbadas pelo negativismo e ceticismo (ou seja, falta de crença) da maioria. Jamais usam as palavras: “É melhor a gente desistir!“. São exatamente as mesmas pessoas que crêem que a mediocridade deve ser enfrentada”.
Bom nem vou comentar sobre a águia, pois sabemos que esta ave é uma lição de vida para nós.
Objetivos esses como planejamentos e ser otimista em tudo o que vai fazer, isso é muito importante porque reflete em nossas vidas no futuro. Essa semana eu estava conversando com uma jovem e na conversa eu percebi que ela não tem confiança em si mesma, acredito eu que se ela tivesse confiança nela mesma às coisas com certeza iriam ser bem diferentes ao redor dela, vivemos em uma vida medíocre porque não procuramos o remédio para isso, e esse remédio se chama Palavra de Deus, estamos afastados da mesma. Somente Ela pode através do Espírito Santo fazer com que se caia toda escama dos nossos olhos.
“As ações que vão saindo de dentro de nós são exatamente nossos pensamentos que foram entrando...”
Somos o que pensamos com certeza, se pensamos em ser medíocres ou na média seremos, mas se pensamos em ser como águias nossa vida será bem diferente, a águia é uma ave de visão e temos que ser homens e mulheres de visão. Infelizmente as pessoas pensam muito baixo, temos que ter pensamento otimista sonhar alto afinal isso não tem preço.
“O poder do vôo parece estimulante, mas fui feito para mediocridade, para engolir pó, e não para cheirar flores”.
Este é o pensamento de toda pessoa medíocre, como vemos na história da lagarta ela poderia ser o que quisesse mas escolheu desfrutar de toda a beleza que Deus fez ao invés de somente rastejar. E você quer ser como a lagarta Sid? Que passou por uma metamorfose! Se você optou que sim então não se esqueça isso incomoda e tem um preço a pagar e esse preço pode ser alto. Tem que haver renuncia e infelizmente nem todos estão dispostos a isso. E como eu havia falado a pouco sobre pensamento esta ai uma arma muito poderosa que o inimigo de nossas vidas sabe disso. Deus escreve certo por linhas certas mesmo, não foi em vão que Ele deixou uma instrução no livro de Efésios no capitulo 6:10-11:
“Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes fiar firmes contra as ciladas do diabo...”
A nossa única arma para combater esses tipos de pensamentos é o alicerce na Palavra de Deus, o inimigo esta a todo o tempo a fazer com que caiamos nas tentações, infelizmente este alicerce esta meio trincada, muitas vezes nem começou a ser levantado, mas temos que tomar consciência em buscar isso para nossas vidas.
Neste ponto que ressaltar em como podemos vencer a mediocridade, gostaria de levar em consideração apenas um ponto, pois o autor descreve como o principal. Como vimos antes tudo começa na mente, tanto para o mal como para o bem, então vejamos um ponto muito importante dentro deste conteúdo se chama a “Metamorfose Mental”.
É bem comum que não aceitemos isso em nossas vidas, pois como eu já disse a pouco tudo tem um preço a ser pago, a pergunta que fica é a seguinte: Quem esta disposto a passar por essa metamorfose?
Estamos com a faca e o queijo na mão para fazer um vôo sublime com Deus, precisamos nos colocar na brecha para que isso aconteça. Então vamos começar nossa linha de raciocínio com a primeira pergunta:
“Como posso eu, pessoa que absorveu tantos anos de pensamentos medíocre, mudar? Como posso, à semelhança de Sid, a lagarta, sair do rastejamento na sujeira e passar o desfrute do néctar doce da criação de Deus?”
Como já venho falando ao longo deste texto trata-se de um processo difícil.