No ano passado a revista Época publicou uma matéria onde dizia que “Deus é pop”, e nela é dito como a juventude deste Brasil é religioso, dizia também a diversidade de religião. O tema me chamou atenção, então fui averiguar o que significaria a palavra “POP” e descobri que seria uma pessoa “popular”, ou seja, o tema estava dizendo de um “Deus Popular”, nela encontrei algo impressionante onde diz que 95% dos jovens brasileiros são os mais religiosos do mundo. Isso me chamou a atenção, pois vivemos em um país onde se tem uma diversidade imensa de culturas e religiões. A minha pergunta a principio foi: Onde se encontra toda essa religiosidade dita na revista? Comecei a fazer uma pesquisa a partir da mesma, alguns dados do IBGE e usando de outros sites.
Descobri que isso seria verídico mesmo, vendo esses dados, me veio á memória de quando começou a religião, comecei a buscar respostas no livro mais antigo e vendido do mundo a “Bíblia” e vi de como era a relação da população daquela época com a religião, só havia apenas uma religião: “O Cristianismo”. Podemos ver a história no livro de Atos dos Apóstolos que foi escrito entre os anos 63 e 70 d.C. O que quero destacar neste artigo é de que a popularidade de Deus esta sendo banalizada e para podermos ver juntos como a pós-modernidade esta se infiltrando no cristianismo.
A popularidade de Deus vem crescendo a cada dia, mas de uma forma distorcida, religiões se formando a partir de sincretismo religioso e heresias com bases bíblicas, sim até acredito que Deus possa receber a todos da forma em que se encontram, mas não nos deixa da forma em que chegamos até Ele, a partir do momento em que “conhecemos a verdade ela nos liberta”. Pessoas chegam de enumeras formas até Deus, bem como homossexuais, metaleiros, prostitutas, viciados, enfim vários tipos de pessoas.
A pós-modernidade vem acabando com a essência do cristianismo, e, por conseguinte também com a popularidade de Deus, infelizmente é ela que vem ditando o que fazer, agir e servir a Deus, sendo que quem deveria fazer isso seriam os cristãos, como podemos servir a um Deus tão popular assim?
A resposta é a que sabemos de cor e salteado: é difícil servir a Deus nos dias de hoje onde colocam Deus em vários lugares como sementes, portais, no dinheiro (isso é um assunto muito dito hoje nas igrejas), até concordo com essa idéia de que é difícil servir a Deus nos dias de hoje, mas fico com uma pergunta em minha mente, será que as pessoas no tempo de Jesus diziam a mesma coisa e não fazia nada como não estamos fazendo? O que podemos fazer para revertermos essa situação? Uma coisa é certa, a nossa geração esta a procura somente das bênçãos que Deus pode dar e não no compromisso com sua obra. Se nós que quando aceitamos a Cristo dizemos que Ele é o Senhor e nosso Salvador, como podemos não nos preocupar com isso, pois Senhor manda em seus servos ou não? A palavra é bem clara a esse respeito “Ide e anunciai as boas novas até que Ele venha”, como podemos nos acomodar com tudo o que a pós-modernidade vem ditando na mídia e não tomamos atitude alguma a respeito de tudo o que vemos e vivemos.
Não devemos concordar com essa popularidade distorcida de Deus, devemos sim nos levantar como cristãos e denunciar essa falsa popularidade, não posso fazer isso sozinho, mas se nos unirmos para combater essa situação juntos conseguiremos a vitória e glorificar ao nosso Senhor que é “Jesus Cristo”.